terça-feira, 3 de novembro de 2009

A homossexualidade desestrutura a Família?




Segundo o Papa Bento XVI, o presidente da Câmara Severino Cavalcanti e todas as outras personalidades conservadoras e religiosas, sim, a homossexualidade não só desestrutura a família como também é o pior castigo criado por Deus à humanidade.
O que é de se perguntar, para todos estes senhores, é porque entre tantos problemas que a humanidade possui, a homossexualidade - que não é um problema - é tema frequente em sua fala? Seria pela repercussão e a polêmica do assunto ou porque, quando mais novos, provaram e não gostaram? Porque tanta insistência e preocupação com a homossexualidade se os cargos que
ocupam possuem demandas importantíssimas em diversas áreas humanas?
Problemas reais e que merecem muito mais sua atenção?
Neste caso a resposta não é tão importante quanto as perguntas. O que precisamos deixar claro é o argumento de ataque deles que é frequentemente noticiado pela imprensa, de que a homossexualidade desestrutura as bases de uma família.
Pois bem, a psicologia e outras áreas de estudo sabem muito bem que o principal fator que desestrutura uma família é a falta de comunicação sincera entre seus membros. Hipocrisia, mentiras, má educação, falsidade, falta de amor, falta de afetividade, autoritarismo, repressão, tudo isso mais a personalidade imperfeita de cada um dos membros promovem significativamente uma família sem bases estruturais.
Fato comprovado é que a mesma imperfeição que se encontra no ser humano é encontrada também no núcleo familiar. Por exemplo, imagine seus vizinhos e pegue uma família que se apresenta socialmente como "perfeita". Pai certinho, mãe certinha, filhos perfeitos. Se for feita uma análise nesta família, poderemos encontrar mecanismos psíquicos mutias vezes pertubadores. Carl Gustav Jung, deixa claro que a preocupação de uma pessoa (ou grupo) em se comportar corretamente o tempo todo é porque algo de muito errado é escondido.
Neste sentido, o desenho "The Simpsons" foi pioneiro na TV por demonstrar,pela primeira vez, uma família do jeito que ela é. Totalmente imperfeita. Quebrando a idéia do que os conservadores tentam provar até hoje de que a família é o ambiente indiscutivelmente mais saudável e que possue membros 100% perfeitos.
A diferença é que, como a familia não é, nunca foi e nunca será perfeita, eles usam a homossexualidade como "bode expiatório". Isto é, a homossexualidade passa a ser o motivo da imperfeição do núcleo familiar. Exatamente o que acontece em famílias psiquicamente doentes. Existem casos de pais absurdamente autoritários que transferem toda sua pertubação emocional no ambiente familiar e elege, quase que por unanimidade e de forma inconsciente, um de seus membros como "doente" e causador de toda a imperfeição - que na realidade é dele ou inerente a própria família.
Para concluir um assunto complexo para se explicar em um breve artigo, a homossexualidade não desestrutura a família que sozinha e comprovadamente já é "desestruturada". A diferença principal nesta desestruturação é que ela é em maior ou em menor grau de um grupo para outro, sendo mais ou menos visível aos olhos de atentos observadores.
O que precisamos neste caso é fazer com que mensagens deste tipo sejam eliminadas ou, no mínimo, combatidas. Pois não são corretas e ajudam apenas a promover a imagem negativa que a homossexualidade historicamente carrega de forma indevida em nossa sociedade.

Um comentário:

Elias Fernandes disse...

Realmente concordo com esse texto

Aviso de Conteúdo

Todas as imagens e alguns textos, postados aqui foram retirados da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional e não comercial e neste caso o material será retirado imediatamente, basta que me passem a informação.
e-mail : nandapolly.alp@gmail.com

Pesquisar este blog