domingo, 29 de novembro de 2009

Livro - Duas Iguais


Livro: Duas Iguais«O amor exige expressão», diz a epígrafe de Duas Iguais, e essa frase, repetida no derradeiro parágrafo do livro, é o mote deste terno, pungente, encantador romance. Duas Iguais, o segundo livro de Cíntia Moscovich, é a expressão do amor entre duas mulheres, um daqueles amores que, na expressão de Oscar Wilde, não ousa dizer o seu nome. Um romance que aborda o amor homossexual sem recorrer a engajamentos ou a um manual de bons modos, Duas iguais conta a história de duas adolescentes, Clara e Ana, que vivem em Porto Alegre, com foco no Bom Fim, um bairro judaico tradicional da cidade. As duas jovens envolvem-se ao conviverem numa escola judaica, faco que gera uma série de confrontos que vai acompanhá-las pela vida fora. Enquanto Ana se auto-exila em Paris, Clara penetra, pouco a pouco, nos umbrais do mundo adulto. Por força das circunstâncias, Clara e Ana voltam a encontrar-se...


Sobre a autora:

Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre, em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas de criação textual. Contista, romancista e cronista, é autora de O reino das cebolas, Duas iguais, Anotações durante o incêndio e Arquitetura do arco-íris. Com três prêmios Açorianos, a autora também recebeu o Prêmio Jabuti, foi finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira e do Prêmio Bravo! Prime de Cultura. Também participou de antologias, como Geração 90: manuscritos de computador, 13 dos melhores contos de amor da literatura brasileira, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, Ficções fraternas, Contos cruéis e Contos para ler em viagem, entre outros. Em Portugal, participou da coletânea Putas: novo conto português e brasileiro, da editora Quasi. Também em Portugal, publicou Duas iguais e Arquitetura do arco-íris, pela editora Pergaminho. Na Itália, integra a antologia Sex´n´bossa, lançada pela editora Mondadori em 2005. Também foi traduzida para o inglês e para o catalão. Ex-diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, a autora trabalhou como editora de livros do jornal Zero Hora, além de colaborar para jornais e revistas de todo o país. É uma das representantes brasileiras na Copa da Cultura, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Aviso de Conteúdo

Todas as imagens e alguns textos, postados aqui foram retirados da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional e não comercial e neste caso o material será retirado imediatamente, basta que me passem a informação.
e-mail : nandapolly.alp@gmail.com

Pesquisar este blog