domingo, 29 de novembro de 2009

Lésbicas no Foco da Sociedade + Roteiro Lésbico em Salvador



A palavra homossexualidade foi criada em 1869, pelo escritor e jornalista austro-húngaro Karl-Maria Kertbeny. Seu termo é derivado do grego homos que significa igual ou semelhante, segundo o dicionário Aurélio.
Historiadores afirmam que apesar do termo ser recente, a homossexualidade existe desde os primórdios da humanidade. Alexandre, O Grande, o herói de Homero, também foi um grande guerreiro. Rei da Macedônia com apenas 20 anos conquistou o mundo formando o maior reino daquela época e suas famosas Alexandrias. Para os estudiosos Alexandre era gay.

Porém essa reportagem vai focar o outro lado da homossexualidade que assim como os gays também sofre com o preconceito que a sociedade impõe. Neste caso o amor entre mulheres ou lesbianismo.

Uma lésbica é uma mulher homossexual. As lésbicas preferem ter relações sexuais ou romances com mulheres. Mas assim como os gays, o lesbianismo já existe desde o princípio da humanidade. A poetisa Safo foi a primeira representante do amor entre mulheres registrada pelos historiadores. Ela viveu entre os séculos VI e VII a.C. na Ilha de Lesbos, que era o lugar onde se cultuava a beleza feminina. O local era famoso por abrigar as mulheres mais belas e também para onde iam as que não queriam se casar.

Safo originalmente escrevia poemas com temas amorosos dirigidos a mulheres assim como descrevia a sua beleza com um conteúdo mais sedutor envolvendo-as. Daí surgir o termo safismo que tem o mesmo significado de lesbianismo. Nesta época as práticas homossexuais eram aceitas sem restrição.

Passados anos, depois que a religião tornou-se o centro do conhecimento, as práticas sexuais homo afetivas foram consideradas heresias. Mulheres que praticavam a homossexualidade eram condenadas pela Santa Inquisição e queimadas na fogueira, junto com as outras mulheres consideradas bruxas. Todas fugiam ao padrão estabelecido pela Igreja.

Porem muitas delas lutaram para serem aceitas na sociedade através de sua opção sexual. O fato de serem lésbicas não significava que eram diferentes das outras mulheres. A opção sexual era diferente, mas era um ser humano com as mesmas qualidades e defeitos.

A Revolução Russa em 1917 trouxe mulheres famosas e assumidas sexualmente lésbicas ao foco da sociedade. A poetisa inglesa Reneé Vivien morava em Paris, não ousou em assumir sua predileção sexual. Seu nome verdadeiro era Paulline Tarn, mas foi com seu pseudônimo que assinou os poemas de amor lésbico.

Lesbianismo no Brasil
Apesar das mudanças radicais que estão acontecendo no Brasil e no mundo, com as lésbicas assumindo sua sexualidade, elas ainda é alvo de muita discriminação na atualidade.
Essa discriminação geralmente começa no próprio lar, depois se estende a escola e ao trabalho. Andréas Andrade, estudante, 19 anos, afirmou que em sua casa foi complicado a aceitação. Houve muita discussão com a família. “Assim, logo no início a reação foi péssima, mas grande parte pelo fato de eu na época estar andando com pessoas que minha mãe não gostava, por ela descobrir que eu estava bebendo, enfim, ela associou a opção com o comportamento. Então eu fiquei um mês sem celular, telefone, internet... nada. Só do colégio pra casa e de casa pro colégio. Mas aos poucos eu tive que ir reconquistando a confiança dela e mostrando que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e hoje em dia as coisas estão bem melhores.”

Os pais não conseguem entender o motivo da opção sexual dos filhos. Daniela Aparecida, 42 anos, bancária tem uma filha lésbica. Ela afirma que não consegue aceitar a opção da filha, mas respeita. “Quando minha filha me disse que era lésbica, eu queria morrer. Não consigo aceitar a opção dela sexualmente, mas eu não posso fazer nada porque acima de tudo ela é minha filha.”

Além de sofrer com o preconceito familiar, alguns colegas de escola, faculdade ou trabalho ainda fazem chacota. Até usam termos pejorativos como sapatão, bolacha, sabão.

Algumas empresas já estão concedendo benefícios, como planos de saúde a parceiros de seus funcionários homossexuais. O Banco HSBC, por exemplo, já permite a inclusão de companheiros (as) do mesmo sexo de seus funcionários no benefício de planos médicos e odontológicos.

Certos órgãos governamentais também estão fazendo o mesmo. Por exemplo, uma estrangeira lésbica que estabelecer uma relação estável com uma cidadã brasileira tem direito desde 2004 ao visto de residência, temporário ou permanente, no Brasil. O mesmo é válido para casais homens.

Qualquer mulher pode ser lésbica, não importando sua aparência, comportamento, status social, lugar de origem, estado civil, profissão, religião, etc... Nem todas as lésbicas têm certa aparência e comportamento conforme o estereotipo popular demonstra.

A novela global Senhora do Destino trouxe a tona o lesbianismo. Eleonora e Jenifer vividas pela atrizes Mylla Christie e Bárbara Borges eram duas mulheres, femininas, bonitas e que fugiam do perfil que a sociedade impõe.

A televisão esta sempre focando esses temas polêmicos no intuito de mostrar para a sociedade que o lesbianismo é um fato e que deve ser aceito.

Salvador
A capital baiana é considerada um dos principais pontos de desembarque para férias de turistas gays no Brasil. Perde apenas para o Rio de Janeiro e está à frente de Recife, segundo a agência de viagens CVC.

A Bahia com suas belas praias do litoral norte e Salvador com seus bairros boêmios faz com que os gays e lésbicas adorem o estilo de entretenimento que a cidade proporciona.

Para ficar mais a vontade as lésbicas preferem freqüentar ambientes GLS. Em Salvador, o Garcia com o antológico Beco dos Artistas, a Barra, o Rio Vermelho, a Praia dos Artistas e a Praia do Flamengo são lugares preferidos pelo público homossexual.

No bairro da Barra existe a casa de show GLS, OFF Club. A OFF, como é conhecida, é o local onde as lésbicas, gays, travestis se reúnem para se divertir e rever amigos. No Rio Vermelho recentemente o Lounge Babalotim declarou ser um bar GLS. Para Bruna Lima, 20 anos, estudante, o Babalotim permite o que outros lugares públicos não deixa. “No Babalotim eu posso fazer demonstração de carinho com a minha namorada, beija-la coisas que ambientes com shoppings não cairia bem,” afirmou.

O Rio Vermelho pela sua história, por ser um bairro boêmio, se tornou um point de parada para as lésbicas de Salvador. O Bar Boomerangue abriu as portas para o público, que está crescendo em grande proporção. Sempre acontecem festas no Bar voltado para o ambiente GLS da cidade.

A Dj e advogada Anne Louise, afirmou que é sempre bom tocar para o publico GLS. “As mulheres me transforma em uma diva e quer uma aproximação maior para com a minha pessoa. Eu me sinto bem.”

O período de alta estação, ou seja, de dezembro a fevereiro são considerados os meses de maior proporção do universo lésbico na cidade. Para a Dj Anne Louise o publico lésbico é um publico alternativo, que gostam de curtir a vida. “É um publico ligado a tendências, que é ligado à moda, à musica diferente e é fora do padrão comercial,” afirma.

Ela acha que o bairro do Rio Vermelho, de certa forma, esta se transformando em GLS, é antologicamente boêmio e assim entra no circuito do publico lésbico. “São pessoas que você vê o modo de trajar diferente, que gostam de músicas diferentes e acho que por isso” afirmou a DJ.

Patrícia Machado, 25 anos, advogada, afirma que o mundo lésbico tem crescido gradativamente. “As pessoas estão respeitando mais as diferenças, ou melhor, a opção dos outros. Cada um tem o direito de viver a vida que quer”. Já é comum, em Salvador, ver lésbicas em ambientes, que antes jamais se poderia pensar.

Se assumir lésbica em Salvador ainda não é fácil. A sociedade ainda carrega uma visão antiquada, voltada à doutrina religiosa e patriarcal, a sociedade não aceita a comunhão homossexual. A equidade, ou seja, o sentimento de justiça que impõe o reconhecimento dos direitos de cada um, ou um critério de julgamento legal, é motivo de luta do mundo homossexual.

Laura Finocchiaro, cantora bissexual, autora do “Hino à Diversidade” tema da última Parada Gay de São Paulo, diz que “todos os homossexuais – masculino ou feminino – para serem aceitos tem que sair do armário. Fora do palco isso já virou regra.” Para ela não adianta esconder sua opção sexual, pois a felicidade não virá. Para o gay ser aceito ele tem que se aceitar.

Roteiro GLS no Bairro Rio Vermelho:

Bares

Casa 8 Bar e Galeria: Rua Fonte do Boi, 8 - Rio Vermelho

Babalotim Lounge: Praça Brigadeiro Faria Lima – Rio Vermelho

Bumerangue: Avenida Oceânica, Praia de Santana – Rio Vermelho

Resturantes

Extudo Restaurante: Rua Lídio Mesquita, 04 – Rio Vermelho

Sushi Deli: Rua Fonte dos Bois, 16 – Rio Vermelho


Roteiro GLS em Salvador

Bares

Ancora do Marujo: Rua Carlos Gomes, 808 – Centro

Atlântico Café: Beco dos Artistas, s/n – Garcia

Baladas Club: Rua das Algarobas, 150/1101 – Pituba

Café del Mar: Rua Miguel Burnier, 25 – Barra

Café Piaf Creperie Bar e Restaurante: Rua Pará,448 – Pituba

Camarim Bar e Restaurante: Av. Cerqueira Lima nº10 – Garcia

Casa 8 Bar e Galeria: Rua Fonte do Boi, 8 - Rio Vermelho

Personas Bar: Beco dos Artistas, 15 – Garcia

Tche Mate Bistro Bar: Rua Miguel Burnier, 25 – Barra

Touche Creperia: Rua Belo Horizonte, 114 Jd. Brasil - Barra

Babalotim Lounge: Praça Brigadeiro Faria Lima – Rio Vermelho

Bumerangue: Avenida Oceânica, Praia de Santana – Rio Vermelho


Boates

Off Club: Rua Dias D’avila, 33 – Farol da Barra

Tropical News: Rua Nilton Prado, 24 – Gamboa de Cima

Caverna: Rua Carlos Gomes, 616 – Centro

Clube Gay Queens: Rua Teodoro Sampaio, 160 – Barris


Restaurantes

Al Carmo: Rua do Carmo, 66 – Santo Antonio

Bate Boca: Alameda Antunes, 56 – Barra Avenida

Cantina da Lua: Rua Terreiro de Jesus, 2/n – Pelourinho

Creperê: Caminho do Farol de Itapuã

Extudo restaurante: Rua Lídio Mesquita, 04 – Rio Vermelho

Maria Mata Moura: Rua Inácio Accioli, 8 – Pelourinho

SENAC/Pelourinho: Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho

Sushi Deli: Rua Fonte dos Bois, 16 – Rio Vermelho

Trapiche Adelaide: Praça dos Tupinambás, Avenida Contorno – Comércio


Barracas de praia

Aqualoca: Praia de Itapua

Barraca Aruba: Praia dos Artistas, Boca do Rio

Barraca Republica: Praia dos Artistas

Barraca Goa do Sal: Praia de Itapua

Barraca Marguerita: Praia do Flamengo

Texto: Fagner Abrêu
Fonte: OVERMUNDO

Um comentário:

Anônimo disse...

Sugiro atualizar as informações,pois são citadas barracas de praia,coisa que não existe mais em Salvador. Os restaurantes citados, são todos espaços LGBT? Mas no critério 0 a 10, dou nota 8.
Nando.

Aviso de Conteúdo

Todas as imagens e alguns textos, postados aqui foram retirados da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional e não comercial e neste caso o material será retirado imediatamente, basta que me passem a informação.
e-mail : nandapolly.alp@gmail.com

Pesquisar este blog