sexta-feira, 6 de novembro de 2009

• 10 coisas que você precisa saber antes do show do Faith No More •


 http://ladystarlightnyc.files.wordpress.com/2009/07/faith-no-more2.jpg


Grande destaque do primeiro dia do Festival Maquinaria, que acontece neste final de semana, 7 e 8 de novembro na Chácara do Jóquei em Sampa, o Faith No More promete fazer show de abalar as estruturas. Com foco principalmente no rock alternativo, o line-up do dia 7 traz, além do FNM, outras atrações de peso, como Jane's Addiction, Deftones, Sepultura e Nação Zumbi. Mike Patton e sua trupe realizam ainda outras duas apresentações no Brasil: dia 3 em Porto Alegre e, 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
O Faith No More se formou no início dos anos 80, em São Francisco, na Califórnia. Porém, o frontman Mike Patton entrou para a banda apenas em 88, substituindo o vocalista Chuck Mosely. Como primeiro grande sucesso, eles tiveram o single "Epic", do álbum The Real Thing. Durante a década de 90, o FNM se tornou uma das maiores bandas de rock do período, e se desmembrou, em 1998, sem motivo declarado. Só voltou este ano, para a turnê que o público tupiniquim terá chance de testemunhar. Saiba algumas curiosidades do famoso conjunto:

1. Em 1982, o FNM surgiu como uma ramificação de uma banda chamada Faith No Man, formada e liderada por Mike "The Man" Morris e os músicos Roddy Bottum, Mike Bordin e Billy Gould. O trio se cansou de Morris e, ao invés de demití-lo, preferiu formar um novo grupo.
2. Um amigo sugeriu o nome Faith No More, já que "The Man", "o cara" (Morris), "não mais" (no more, em inglês) fazia parte da banda.
3. Antes de ter Chuck Mosley como vocalista (que participou do primeiro e segundo discos do grupo, We Care A Lot - 1985 e Introduce Yourself - 1987), o Faith No More testou diferentes cantores. Até mesmo Courtney Love (ex-esposa de Kurt Cobain) tentou ocupar a vaga ao microfone.
4. Mosley foi mandado embora em 1984. A versão oficial sobre a demissão diz que ele era alcoólatra e causava problemas nos shows. As más línguas, entretanto, comentam que o problema, na verdade, era sua limitação como vocalista.
5. Antes de tocar no FNM, Mike Patton fazia parte da banda de rock experimental Mr. Bungle, que formou nos tempos de escola com alguns amigos. Mesmo depois de entrar pro grupo em 1989, Mike não abandonou o Mr. Bungle, que lançou seu primeiro álbum em 1991.
6. No primeiro clipe do FNM com Mike Patton, "Epic", ele aproveitou a oportunidade pra fazer o merchandising de sua banda da escola usando a camiseta do Bungle. Isso ajudou a promover o grupo que conseguiu um contrato de gravação com a Warner Music.
7. Mike Patton é um cara muito dedicado à sua arte. Segundo o tecladista Roddy Bottum, a única droga que ele usa é cafeína, em referência à canção "Caffeine" do álbum Angel Dust, que o vocalista escreveu em um experimento de privação de sono à base do estimulante.
8. A dedicação aos projetos paralelos foi tanta, que rumores na internet atribuíram a separação do FNM, em 1998, à saída de Mike para dar mais atenção a estes. Porém, o comunicado oficial aponta que o fim aconteceu por uma decisão mútua de todos os integrantes.
9. Após o fim do Faith No More, Mike Patton foi vocalista de diversas outras bandas alternativas, como Tomahawk, Lovage, Fantômas, The Dillinger Escape Plan, Zu, Mr.Bungle e Peeping Tom. Ele também co-fundou o selo Ipecac Recordings, pelo qual lançou diversos destes trabalhos. Roddy Bottum formou a banda Imperial Teen. Jim Martin lançou um álbum solo, Mike and Blood, em 1996. Mike Bordin participa como membro esporádico de bandas como Ozzy Osbourne, Black Sabbath e Korn. Billy Gould foi membro do Brujeria e fundou a gravadora Koolarrow Records.
10. A volta do Faith No More começou com rumores de uma turnê exclusiva pela Europa, que graças ao prazer de tocarem juntos novamente, se estendeu para America Latina e Austrália.

Nenhum comentário:

Aviso de Conteúdo

Todas as imagens e alguns textos, postados aqui foram retirados da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional e não comercial e neste caso o material será retirado imediatamente, basta que me passem a informação.
e-mail : nandapolly.alp@gmail.com

Pesquisar este blog