sábado, 22 de maio de 2010

►►►Bon voyage


Meu coração inflama! De que adianta correr tanto, atravessar continentes e oceanos, com tantop esforço e desespero, fugindo - de algo que nem eu mesma sei o que é - pra, mais uma vez, me encontrar diante do cão de guarda, em meu próprio quintal?!...Mas é bem verdade : eu vejo que esse quintal ficou menor e continua diminuindo cada instante, enquanto que o cão de guarda - bem maior desde a última vez que o vi - cresce sem cessar. O MEDO toma conta de mim. O desespero, sinto desde que posso me lembrar... Não consigo lutar! Talvez tudo de mal que nos acontece vá enfraquecendo a gente e, com o passar do tempo, a gente aguenta cada vez menos. E tudo que resta então: cacos de vidro, resultante de garrafas e coppos outrora cheios de VENENO, cinzas de CIGARRO e a chama de um isqueiro que teima em QUEIMAR meu coração.
Meu coração está em CHAMAS, mas ele continua FRIO como um corpo lôbrego congelado esperando pelo legista, esperando a solução do crime. E qualquer que fosse a minha ocupação, havia um outro "eu" a me perseguir, congelado de PAVOR quanto à questão de minha vida. Mas nada disso pode ser tão real quanto meu sentimento desesperado de que NADA É VERDADEIRO PRA MIM, NADA JAMAIS SERIA VERDADEIRO PRA MIM, a menos que essa sensação de queda seja a REALIDADE.
Eu fugi, eu corri, eu mudei de lugar e, no entanto, notei que a minha pior prisão está dentro de mim mesma. Eu só queria ser LIVRE, mas nada se mostra mais insuportável do que a liberdade depois de a possuirmos. Eu poderia VOLTAR PRA CASA... Mas é estranho como não temos uma casa até o momento de deixá-la e quando se faz isso é impossível voltar atrás. Porque ao voltar pra casa você verifica que ela já não é mais sua. Aí é que realmente você está numa má situação. Enquanto permanecer fugindo, poderá pensar sempre que UM DIA, finalmente voltará pra casa. E, sinceramente, a expectativa é melhor e mais saudável do quê a realidade.TALVEZ O LAR NÃO SEJA UM LUGAR, MAS APENAS UMA CONDIÇÃO IRREVOGÁVEL...
Mas ninguém pode ficar no jardim do paríso. Porque será? Um dos problemas da vida é que ela se mostre tão banal. Afinal de contas, TODOS PERCORREMOS A MESMA ESTRADA ESCURA - e essa estrada apresenta a particularidade de ser a mais tenebrosa, a mais traiçoeira, exatamente quando parece a mais clara - e é verdade que NINGUÉM permanece no jardim do paraíso. Talvez todos tenham um jardim do paráiso, não sei, mas mal acabaram de vê-lo e já surgiu a espada flamejante. E talvez também aconteça que a vida só proporcione a ecolha de lembrar o jardim, ou esquecer-se dele. Isto, ou aquilo : é preciso energia pra lembrar, é preciso outro tipo de energia para esquece, sendo nescessário um HERÓI pra fazer ambas as coisas.
As pessoas que se recordam estão cortejando a loucura, por meio da dor, a dor da morte perpetuanmente recorrente de sua inocência; as que esquecem cortejam outro tipo de loucura, a de negar a dor e o ódio à inocência. E o mundo se encontra, em sua maior parte, divido entre OS LOUCOS QUE SE LEMBRAM E OS LOUCOS QUE SE ESQUECEM. OS HERÓIS SÃO POUCOS. Masem qualquer canto, é fácil encontrar alguém que foge tão desesperadamente de seu pesadelo que não percebe queNÃO É PRECISO FECHAR OS OLHOS PRA SONHAR. Acho que as pessoas esperam ter certeza do que sentem, por isso - talvez - é que GRITEM tanto enquanto é GRAVADA em suas mãos, rostos e olhos TODA UMA VIDA.

Texto de : Fernanda Abreu

Nenhum comentário:

Aviso de Conteúdo

Todas as imagens e alguns textos, postados aqui foram retirados da Internet e por esse motivo suponho ser do domínio público. No caso em que haja algum problema ou erro com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional e não comercial e neste caso o material será retirado imediatamente, basta que me passem a informação.
e-mail : nandapolly.alp@gmail.com

Pesquisar este blog